USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Introdução

Bem vindo ao LATEQS!!

O Laboratório foi criado em 1998 junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estando cadastrado no Sistema LATTES/CNPq, desde sua criação. No início, as atividades estavam a cargo do Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro, com o apoio do Dr. Luiz Antônio Ramos. A partir de 2002, com a transferência do grupo para o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) – juntamente com a equipe e os principais equipamentos – as atividades de ensino e pesquisa passaram a ser desenvolvidas na nova Instituição. No IQSC as atividades foram desenvolvidas em espaço físico no Edifício Q1, o qual foi compartilhado com o Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros, GQATP.

Com o correr do tempo o Laboratório passou a contar com a colaboração das Dras. Ana Paula Garcia Ferreira e Priscila Cervini. Com a efetivação da sua contratação, o Prof. Dr. Rafael Martos Buoro, passou a integrar o grupo em 2016.

Desde sua fundação, o LATEQS vem se dedicando ao estudo do comportamento térmico de complexos metálicos, fármacos e biopolímeros; desenvolvimento de novos materiais de eletrodo para determinação de moléculas de interesse biológico, farmacêutico e ambiental e desenvolvendo contribuições ao ensino de química.

Como resultado dessas atividades foram produzidos cerca de 250 trabalhos publicados em periódicos, 550 comunicações em congressos e eventos científicos nacionais e internacionais, 1 livro, 7 capítulos de livros e 3 patentes depositadas. Em relação à formação de recursos humanos já estagiaram no grupo 11 Pós-Doutores, enquanto 23 Doutores, 33 Mestres e vários alunos de Iniciação científica concluíram seus trabalhos. Esses trabalhos têm recebido reconhecimento nacional e internacional na forma de prêmios e menções honrosas em eventos.

Na captação de recursos destacam-se investimentos de diversas fontes, que somam cerca de USD 1.100.000,00 em equipamentos, instalações, insumos e demais alíneas de financiamento.

Como contribuição à pesquisa e à comunidade de termoanalistas no Brasil, foram criados no LATEQS, em 2003, o Simpósio de Análise Térmica (já na décima edição, realizada recentemente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS) e a revista científica Brazilian Journal of Thermal Analysis (lançada em 2012).

Na área de Análise Térmica o Laboratório tem reconhecimento nacional e internacional como um dos mais equipados e produtivos; na área de eletroanalítica, o desenvolvimento de eletrodos compósitos à base de grafite e polímeros trouxe contribuição destacada a essa linha de trabalho. Também é marcante a nossa contribuição ao ensino de química, com trabalhos relevantes.

Venha nos conhecer!

Laboratório de Análise Térmica, Eletroanalítica e Química de Soluções – Prof. Eder Cavalheiro – YouTube